quinta-feira, 17 de maio de 2012

Bonitinha mas Ordinária!

Gente, há muito tempo que eu estou com essa menina engasgada na goela, e ainda com essa condenação, ela ainda não desceu!
Creio que todas vocês ficaram sabendo desse caso, em que essa ridicula demontra publicamente preconceito contra os nordestinos, leiam a matéria:



CONDENADA estudante acusada de discriminação contra NORDESTINOS no twitter!

A estudante Mayara Petruso, que ficou famosa por ter perpetrado preconceito contra nordestinos através de sua conta no Twitter foi CONDENADA pela Justiça Federal, em ação movida pelo Ministério Público Federal. Ela foi condenada a 1 ano, 5 meses e 15 dias de reclusão. A pena foi convertida em prestação de serviço comunitá...
rio e pagamento de multa. A decisão é da 9a vara de Crimes Federais de São Paulo.

Logo após à divulgação do resultado das eleições presidenciais, Mayara responsabilizou o povo do Nordeste pela vitória de Dilma Rousseff (PT). “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!”, escreveu a estudante no microblog.

Que isso sirva de lição para todos os preconceituosos. PRECONCEITO É CRIME, e nós da
Nação Nordestina somos totalmente contra qualquer tipo de discriminação, seja contra nosso povo ou não.

 Divulgue essa notícia, precisamos de um mundo com menos preconceito e mais amor: Leia mais:
http://oglobo.globo.com/pais/condenada-estudante-acusada-de-discriminacao-no-twitter-4917740
 
E para fechar com chave de ouro, uma matéria pubicada no ORGULHO DE SER NORDESTINO, que recomendo nimensamente que leiam e comentem, por que é TUDO que nós queriamos dizer ve talvez não tivemos palavras para expressar.
 
Se existe algo que me faz acreditar que não evoluímos em absolutamente nada, desde os assassinos de Sócrates até a eleição de Dilma Roussef, é a velha questão do preconceito. Devido aos eventos ocorridos por conta da vitória do PT ao “cargo vago” de presidente da república, aconteceu que o preconceito entre regiões brasileiras, prática que estava meio fora de moda atualmente, voltou com força total, graças a uma desocupada que agora não tem personalidade nem maturidade suficiente para assumir o que escreveu.
Como todos já devem saber, a estudante de direito Mayara Petrusco fez um ataque preconceituoso dos mais indigestos (usando como desculpa a derrota do seu candidato José Serra), ao pregar o assassinato dos Nordestinos como um favor ao estado de São Paulo.
Até onde fiquei sabendo, a pessoa mencionada acima será processada pela OAB-PE e pediu desculpas em seu perfil do Orkut. Não pretendo rotular ninguém, porém, recomendo que, caso pretenda esvaziar sua cabeça e mostrar ao mundo o que pensa, seja forte o suficiente para suportar as consequências. Caso não seja, favor manter as aparências, todos ainda irão achar que você é uma criatura pensante.
Sem mais sobre o que tratar sobre um assunto que eu julgo idiota, segue carta aberta em resposta ao ocorrido.

CALEM A BOCA NORDESTINOS!!!
A eleição de Dilma Rousseff trouxe à tona, entre muitas outras coisas, o que há de pior no Brasil em relação aos preconceitos. Sejam eles religiosos, partidários, regionais, foram lançados à luz de maneira violenta, sádica e contraditória.
Já escrevi sobre os preconceitos religiosos em outros textos e a cada dia me envergonho mais do povo que se diz evangélico (do qual faço parte) e dos pilantras profissionais de púlpito, como Silas Malafaia, Renê Terra Nova e outros, que se venderam de forma absurda aos seus candidatos. E que fique bem claro: não os cito por terem apoiado o Serra… outros pastores se venderam vergonhosamente para apoiarem a candidata petista. A luta pelo poder ainda é a maior no meio do baixo-evangelicismo brasileiro.
Mas o que me motivou a escrever este texto foi a celeuma causada na internet, que extrapolou a rede mundial de computadores, pelas declarações da paulista, estudante de Direito, Mayara Petruso, alavancada por uma declaração no twitter: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!”.
Infelizmente, Mayara não foi a única. Vários outros “brasileiros” também passaram a agredir os nordestinos, revoltados com o resultado final das eleições, que elegeu a primeira mulher presidentE ou presidentA (sim, fui corrigido por muitos e convencido pelos “amigos” Houaiss e Aurélio) do nosso país.
E fiquei a pensar nas verdades ditas por estes jovens, tão emocionados em suas declarações contra os nordestinos. Eles têm razão!
Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste!
Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?
Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?
Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?
Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos… pasmem… PAULISTAS!!!
E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano.
Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.
Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura…
Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner…
E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas melodias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia…
Ah! Nordestinos…
Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?
Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar.
Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de “cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê!
Por que não aprendem do pagode gostoso de Netinho de Paula? E ainda poderiam levar suas meninas para “um dia de princesa” (se não apanharem no caminho)! Ou então o rock melódico e poético de Supla! Vocês adorariam!!!
Mas se não quiserem, podemos pedir ao pessoal aqui do lado, do Mato Grosso do Sul, que lhes exporte o sertanejo universitário… coisa da melhor qualidade!
Ah! E sem falar numa coisa que vocês tem que aprender conosco, povo civilizado, branco e intelectualizado: explorar bem o trabalho infantil! Vocês não sabem, mas na verdade não está em jogo se é ou não trabalho infantil (isso pouco vale pra justiça), o que importa mesmo é o QUANTO esse trabalho infantil vai render. Ou vocês não perceberam ainda que suas crianças não podem trabalhar nas plantações, nas roças, etc. porque isso as afasta da escola e é um trabalho horroroso e sujo, mas na verdade, é porque ganha pouco. Bom mesmo é a menina deixar de estudar pra ser modelo e sustentar os pais, ou ser atriz mirim ou cantora e ter a sua vida totalmente modificada, mesmo que não tenha estrutura psicológica pra isso… mas o que importa mesmo é que vão encher o bolso e nunca precisarão de Bolsa-família, daí, é fácil criticar quem precisa!
Minha mensagem então é essa: – Calem a boca, nordestinos!
Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.
Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.
Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”
Que o Deus de todos os povos, raças, tribos e nações, os abençoem, queridos irmãos nordestinos!


Nossa cidade é linda, cheia de cor, de vida, um povo simples, maravilhoso, receptivos, artistas mais que talentosos, reconhecidos mundialmente, somos TUDO de bom e muito mais, somos cultos, inteligentes, bonitos e mais do que tudo, modestos.
No centenário do aniversário do Rei do Baião, nosso presente, a condenação dessa preconceituosa, ridicula e mal informada, que não sabe o borógodó que o nordeste tem!


FECHOU!
 

39 comentários:

  1. Nossa Helena, eu não estava sabendo dessa história! Que horror! Moro na Bahia e ou nordestina com muito prazer! Esta aí realmente teve o que merecia.
    Que este caso sirva de lição para outras pessoas que andam ridicularizando blog's e pessoas por meio da internet...

    Bjs.
    http://territoriorosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, taise, foi triste essa dessa garota, viu? uma vergonha bpro país!

      Excluir
  2. Nossa cara horrível isso, como pode!! Não sabia e achei muito bom vc ter postado isso! Preconceito pra que! Te seguindo viu bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Pri! Ainda tem gnte desse tipo por ai, pra vc ver neh? Eu sou nordestina, pernambucana, arretada, com muito orgulho e nao ridicularizo ninguem por ter a origem que tem! O nordeste é um estado riquissimo, cheio de arte, cultura, gente bonita e receptiva, so fala mal quem não conhece!

      Excluir
  3. Ta certissima, preconceito não ta com nada! Lamentavel uns e outros que ainda pensam tão pequeno assim! Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a resposta que foi dada calou a boca de todo mundoooo que tem preconceito conosco!

      Excluir
  4. Ela é apenas uma Ignorante, por não saber que o Estado dela foi colonizado por Nordestino, e que até hoje Sp tem um grande Indice de Nordestino que Habitam lá, a ela o meu desprezo, e achei pouco o pena dela, e outra,seria mto bom que esses serviços comunitário que ela vai prestar a sociedade, fosse aqui no Nordeste, seria muito bom, pra ela conhecer um pouco de Perto tudo que o Nordeste tem, e tudo que o nordeste sofre, era bom pra ver se ela aprendia, e nunca mais tivesse Preconceito desse Tipo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mim, prima, mandava ela enxugar gelo no sertão se comer palma! auahuuahhauahu! Isso é uma desiludida da vida, dá sicuta pra ela! ahhauahuahuahua!

      Excluir
  5. Belo texto helena, também concordo acredito que a região nordestina apresenta um grande acervo cultural em que outros individuos de outras regiões consomem e o utilizam de forma comercial transformando o que é verdadeiro e utilizando como produto de mercado, e além do mais como a senhorita mesmo ressaltou em seu texto a região do nordeste apresenta uma grande diversidade cultural e os proprios nordestinos não tem ideia de seu patrimonio, e talvez seja por isso que nós nordestinos sejamos tachado de inuteis, muitas vezes somos nós que não valorizamos o que é nosso por direito isso muitas vezes acontece por não ter ideia e nem informação, e pessoas como esssa "monga" são realmente sem um pingo de carater e principalmente de informação pois ela esta degrenindo muitos artistas que contribuiram e contribui ainda hoje para o nosso patrimonio cultural brasileiro.

    ResponderExcluir
  6. Oi Helena;
    Eu li a matéria agora e fiquei indignada. Nosso país é o maior em mistura de culturas do mundo inteiro. Onde será que essa menina, recem saída dos cueiros e das fraldas acha que vai chegar com esse tipo de preconceito. Tem que pagar na justiça mesmo, e a pena foi pouca.
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em genero, numero e grau com vc, luh! e esse não foi o unico caso de preconceito nao, recentemente a empresa BRAHMA diculgou um video completamente desrespeitoso para os nordestinos, veja em:
      http://youtu.be/DikKVcJ2wfo
      Bjus

      Excluir
    2. Que ridiculooo! Ta cada vez pior!

      Excluir
  7. Ta certa!
    Ta muuito errado preconceito!
    Vim aqui retribuir sua visitinha la no blog!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Aff odeio gente preconceituoza independente da natureza!Qe garota ridicula! >< [// Retribuindo sua vizitinha amg ! Tbm ja to te seguindo ta! Beeeijão amora e parabens pelo blog ;*

    ResponderExcluir
  9. Eu tb vi essa matéria e fiquei indignada como essa criatura, a pena dela foi pouca, devia ter ficada presa pra aprender a dar valor ao ser humano, somos iguais independente de tudo...bjs...adorei a materia..bjss
    http://abelinhadomel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que abolir esse preconceito da sociedade,se fosse possivel!

      Excluir
  10. Obrigada, florzinha! Volte sempre de verdade. Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Obrigada, flor, vou la no seu sim, ta? Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Isnara. Fico triste que haja pessoas assim. Somos todos absolutamente iguais, temos o sangue, os ossos, os órgãos da mesma cor. Preconceito com origem, raça, qualquer que seja deve ser punido...Pena que ela não irá presa, só pagará uma pena alternativa.

    Também já estou te seguindo.
    Beijos

    dicasebijoux.blogspotcom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Liege! bOM QUE TEM GENTE QUE PENSA ASSIM! uM GRANDE ABRAÇO!

      Excluir
  13. Oi tem sorteio no meu blog ,confira,e o blog que ajudar na divulgaça e enviar mais seguidores ganha um oleo morocanoil 100 ml ,legal nem peça o formulario para o seu blog,nao fique de fora
    http://pointdosorteio.blogspot.com.br/p/sorteio-garota-sortuda.html
    e quando tiver sorteio me manda que ajudo a divulgar .

    bjao:S
    *

    ResponderExcluir
  14. Ainda foi pouco pra ela, preconceito NÂO!!!!

    Beijos, tô te seguindo...

    Paulynhamakeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Paulynha! Obrigada pela visitinha e volte sempre!

      Excluir
  15. Achei foi pouco, fiquei com tanta raiva quando ví o que ela postava no twitter. Tão ridículo... Pelo menos vai pagar pelo que fez...


    Adorei seu blog floor;

    Beijinhos http://quasepronta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito pouco, mas pelo menos teve punição, pior a Bhrama que se desculpou e ficou por isso mesmo!

      Excluir
  16. 2 aninhos na cadeia pra essa safada ia ser pouco... mas aqui é Braseeeell neh minha gente.. agente só quer saber se o estádio vai estar pronto na copa!
    infelizmente... nessas horas da vergonha de ter nascido aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro proximo a uma das cidades da copa (camaragibe-pe) e é incrivel como não tem NENHUMA abra la!
      Brasil! Ame-o ou deixe-o!
      Morar nesse pais eh como ter a mãe na zona!
      Mas ta valendo!

      Excluir
  17. Olá adorei seu blog cheio de atitude heim ? ameiii .... vim retribuir a vizitinha e ja estou seguindo seu blog amei ... bjos
    e sucesso !!!!

    ResponderExcluir
  18. Oiii gatchenha !!!

    Estou vindo Clube da Maquiagem conhecer seu blog...claro já estou seguindo!!!

    Aki no Brasil nada acontece,essa safada deveria levar um corretivo para nunca mais falar tanta merda !!! Todos somos filhos de Deus

    Beeijos Biu
    www.ebatestei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb adorei seu blog, ja tive por la e sou seguidora assidua! Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  19. ja eh! sou eu mesma, Ana Helena.... soh n espalha..................... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, bjo

    ResponderExcluir
  20. ja seguindo ,se poder segui de volta www.grazyalmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Soube desta criatura! Que coisa imoral :/
    Teu blog tá lindo *.*
    Te seguindo.
    Da uma passadinha no meu
    http://modandoecantando.blogspot.com
    Beijos..

    ResponderExcluir